Ministro da Economia elogia Conselho Estratégico Empresarial
O ministro da Economia, António Pires de Lima, participou ontem na reunião do Conselho Estratégico Empresarial que juntou, em Sintra, o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, com duas dezenas de empresários e representantes sindicais.
Pires de Lima elogiou a iniciativa de criar um Conselho Estratégico Empresarial no município (que é presidido pelo empresário João Talone), considerando que "Sintra está de parabéns".
"Se o Conselho Estratégico Empresarial funcionar, pode ser um exemplo para outras autarquias no país e Sintra está de parabéns com esta iniciativa. Basílio Horta tem marcado a sua ação pela vontade de construir e criar pontes", disse o ministro.
Durante a iniciativa que decorreu no Palácio Valenças foram debatidas questões centrais de âmbito nacional e regional vitais para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.
Um dos temas mais abordados foi a "injustiça", segundo vários empresários presentes, de Sintra não se poder candidatar a apoios comunitários (QREN) para o concelho.
Pires de Lima afirmou que este é um "problema" que tem que ser encarado e que, apesar de não ser a sua área, que estava sensível ao problema.
No final da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou que "há um clima de esperança no concelho", adiantando que A constituição do Conselho Estratégico Empresarial é um dos instrumentos para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico do município.
"O município tem de acompanhar de perto as empresas sediadas em Sintra, bem como criar um ambiente propício à atração de novo investimento gerador de emprego e de bens transaccionáveis", afirmou Basílio Horta.