ISCTE instala Escola Especializada em Tecnologias Digitais em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinou, na passada quinta-feira, a escritura do direito de superfície sobre o terreno municipal com o ISCTE, para instalação de escola especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas.

A autarquia cede assim um terreno, localizado na Portela de Sintra, para o ISCTE instalar a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa.

O ISCTE -Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra sublinhou que “o primeiro passo está dado e gostaria de felicitar o ISCTE e os nossos serviços por chegar onde chegámos. Para Sintra é uma grande honra ter o ISCTE aqui e muito motivador para um município tão jovem".

“Era incompreensível não ter uma escola do ensino superior no nosso território. Esta escola é como se fosse nossa (Câmara de Sintra) e em conjunto com o ISCTE vamos trabalhar para ultrapassar as dificuldades, pela elaboração de um diálogo conjunto. Estamos no caminho do futuro, é por aqui que os nossos jovens vão ser trabalhadores mais capazes, é por aqui que se cria uma cidadania mais completa” concluiu o autarca.

Para a reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues “hoje assinala-se o início formal de uma colaboração com a Câmara Municipal de Sintra que vai certamente atrair mais jovens para a vila de Sintra e criar oportunidades formativas para quem se quiser especializar nas áreas que esta nova escola vai trazer”.

Sintra é o concelho do país com população mais jovem na faixa etária entre os 15 e os 24 anos e onde o abandono escolar por jovens que concluíram o secundário apresenta valores muito elevados, justificando-se a criação de uma oferta de ensino superior de proximidade, oferecendo formação nas áreas tecnológicas essenciais para a transformação digital, desde logo do tecido económico do concelho.

Esta parceria tem também por objetivo o lançamento de iniciativas de promoção da integração universidade/empresa, em particular nos domínios de conhecimentos em que a escola se insere e tendo em atenção as necessidades de qualificação dos recursos das empresas e outras entidades, públicas ou privadas que operem no município de Sintra.