INFORMAÇÃO | Eleições presidenciais de 24 de janeiro

A eleição do Presidente da República está marcada para 24 de janeiro e devido à pandemia por Covid-19 foram tomadas medidas preventivas, tais como criação de novos locais de voto, mais mesas de voto e novas regras de forma a evitar e controlar grandes concentrações de pessoas e, assim, reduzir o risco de contágio.

Conheças as principais medidas:

• Pode votar antecipadamente em mobilidade no município que entender no domingo, dia 17 de janeiro. Para isso, tem de fazer o pedido do voto em mobilidade entre os dias 10 e 14 no site do MAI, em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por via postal. No dia 17 de janeiro, dirige-se ao município escolhido e à mesa de voto identificando-se com o cartão de cidadão e indicando a freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.
  • Para evitar grandes concentrações de pessoas, foi reduzido o número de eleitores por mesa de voto, o que obrigará a ter mais secções e ao desdobramento de mesas de voto, que aumentaram de 2.793 para as 12.287 relativamente às eleições anteriores, passando o número máximo de 1.500 eleitores para 1.000 por cada uma.

• Além das regras de distanciamento e de utilização obrigatória de máscara, é aconselhada a utilização de caneta própria para votar.
  • Os eleitores em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde devido à covid-19, têm de manifestar a sua intenção de votar antecipadamente entre 14 e 17 de janeiro. Equipas municipais, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, recolherão os votos entre 19 e 20 de janeiro. Os boletins de voto terão que ficar, depois 48 horas, em quarentena. Pode solicitar o voto antecipado em www.votoantecipado.mai.gov.pt.
  • Caso não saiba onde está recenseado, assim como o número de eleitor, pode obter essa informação na junta de freguesia do seu local de residência, através da página www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma mensagem escrita (SMS) para o número 3838, com a mensagem "RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd". Em alternativa, também pode perguntar na sua junta de freguesia ou câmara municipal ou através da Linha de Apoio ao Eleitor: 808 206 206.
  • Os cidadãos portugueses que residem e estão recenseados fora do território nacional exercem o seu direito de voto presencialmente junto das representações diplomáticas e consulados, ou nas delegações externas de ministérios e instituições públicas portuguesas. A votação decorre nos dias 23 e 24 de janeiro.

Saiba mais AQUI sobre o processo eleitoral no concelho de Sintra.

Mais informações gerais sobre as eleições AQUI.