COVID-19 | Sintra mantém ativos serviços de desinfeção de veículos, edifícios e espaço público

A Câmara Municipal de Sintra continua a efetuar os serviços de lavagem e descontaminação do espaço público, veículos e edifícios, numa medida implementada para a prevenção e combate ao surto de Covid-19.

Até ao momento, os serviços municipais já procederam à desinfeção de 3897 viaturas, onde se inclui frota da PSP e GNR, táxis, autocarros, a frota da Segurança Social, as ambulâncias das Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, etc.

O protocolo de descontaminação de veículos de emergência segue as regras específicas e garante que os veículos fiquem aptos para voltar ao serviço, mantendo assim a segurança do transporte de doentes, para trabalhadores e paciente.

No que respeita ao espaço público, os serviços da autarquia já procederam à lavagem e desinfeção de cerca de 2395 km, que incluem faixas de rodagem, passeios, mobiliário urbano, contentorização e paragens de autocarros, etc, privilegiando os locais de grande concentração pessoas.

Foram ainda realizadas mais de 1900 intervenções de desinfeção em edifícios, de entre os quais edifícios públicos, esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas, entre outros.

Estas intervenções decorrem no âmbito da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a COVID-19, através do qual se pretende acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.