Inaugurada requalificação da Praça D. Fernando II em Sintra

Foi em ambiente de festa que a Câmara Municipal de Sintra inaugurou a Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, este sábado, num projeto de requalificação com um investimento de 680 mil euros.

Esta intervenção da Câmara de Sintra teve como principal objetivo devolver à população um espaço icónico em São Pedro afirmando-se como um espaço onde as pessoas e o lazer têm prioridade. A Praça D. Fernando II era anteriormente um espaço ocupado por carros, com pavimento irregular e inseguro para a circulação pedonal. A beneficiação e conservação do património arbóreo veio também contribuir para a valorização do espaço.

Basílio Horta, presidente da autarquia sublinha que “com esta requalificação, estão garantidas todas as condições para realização das feiras regulares, festas sazonais e eventos, num espaço livre de obstáculos arquitetónicos, confortável à vivência e convidativo o que significa também um estímulo ao comércio local” e ressalva “trata-se de uma obra para que todos os que aqui vivem e trabalham tenham mais uma área de estadia e descompressão”.

Inserida na Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Sintra, a intervenção contemplou a reorganização dos lugares de estacionamento, acautelando o acesso a residentes e comércio local; a manutenção do coberto arbóreo, marcante na identidade da praça; a reutilização do pavimento em cubo existente; criação de novos espaços de estadia e lazer, com colocação de mobiliário urbano mais adequado; criação de novas instalações sanitárias públicas e outros apoios garantindo as condições de salubridade e modernização de infraestruturas, nomeadamente, a nível da rede de abastecimento de água e saneamento.

Este projeto é financiado pelo PORTUGAL2020 e é comparticipado a 50%.