Hospital Amadora Sintra recebe estagiários de medicina da Universidade Católica

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca (HFF) e a Universidade Católica Portuguesa, com vista à formação de futuros médicos.

O protocolo assinado, na passada sexta-feira, entre o Hospital e a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa prevê a realização de ensino prático, tutorial e rotações/estágios clínicos, a colaboração na orientação de estudos ou trabalhos académicos e a colaboração em estudos de investigação biomédica e clínica.

Para Joana Chêdas, presidente do Concelho de Administração do Hospital Fernando Fonseca “este é um protocolo muito importante para o hospital, já que para além de permitir dar um forte contributo para a formação de futuros médicos, é mais um passo para que o HFF possa vir a constituir-se, agrupado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra, um Centro Hospitalar Universitário”.

A reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, afirma que “enquanto faculdade de medicina instalada no concelho de Sintra este será o nosso contributo para que o HFF se constitua como um centro universitário de referência”.

Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, afirma que “é um privilégio ter instalada a Universidade de Medicina instalada em Sintra” reforçando que “a saúde é o direito dos direitos e cabe-nos a nós olhar atentamente sob esta matéria e criar no território as condições e ferramentas para que os cidadãos vejam supridas as suas necessidades e os seus direitos alcançados."

“Além da celebração deste protocolo, que esperamos ser um passo na criação de um Hospital Universitário, não é demais mencionar a criação do Novo Hospital de Sintra que funcionará em articulação com o Hospital Fernando da Fonseca, dando mais capacidade de atuação a um hospital que conta neste momento com mais de 500 mil utentes” afirma Basílio Horta.

O HFF tem já uma larga experiência de colaboração com instituições de ensino superior na área da medicina por todo o país. Esta nova colaboração vai permitir, a partir de setembro de 2024, ter a estagiar /rotações clínicas alunos do 4.º ano do curso de Medicina, num total de oito alunos de cada vez. A partir de setembro de 2025, serão recebidas rotações clínicas do 5.º ano, em grupos de dez alunos de cada vez.

Relembre-se que em Sintra decorre a bom ritmo a construção do Novo Hospital de Sintra, num investimento da autarquia superior a 45 milhões de euros, A construção do novo hospital, que teve início durante o mês de agosto de 2021, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.