Faleceu Maria Almira Medina

maria almira medina

A escritora e caricaturista Maria Almira Medina faleceu ontem, dia 18 de janeiro, após uma vida dedicada à escrita, às artes e ao jornalismo. Figura incontornável dos últimos setenta anos na intervenção cultural e artística, começou ainda jovem, em 1934, a colaborar com seu pai, António Medina Júnior no Jornal de Sintra, depois de concluir o Curso Superior de Letras. Foi uma das intervenientes no primeiro Baile das Camélias organizado pela Sociedade União Sintrense, “cantando canções em americano” como se lhe referiu a imprensa da época, e ganhou vários prémios na área da pintura, caricatura (Prémio Nacional de Caricatura em 1954) e poesia.

Professora e jornalista, depois do falecimento de seu pai, António Medina Júnior, dirigiu o Jornal de Sintra, durante os anos 80. As suas obras mais conhecidas são Madrugada e A Menina Girassol.

Basílio Horta, presidente da câmara, afirmou hoje que "Sintra está de luto". O autarca recordou que "Maria Almira Medina deixou-nos ontem após uma vida longa e repleta. Personalidade sintrense, professora e educadora, que influenciou várias gerações de sintrenses, pautou uma vida dedicada à literatura, à caricatura, ao jornalismo e às artes". Basílio Horta afirmou ainda que  " a Câmara Municipal de Sintra presta homenagem à memória de uma grande figura da Sintra contemporânea, com o conforto de saber que a sua obra e legado ficarão para sempre nos nossos corações".