Exportações em Sintra crescem mais de 20% em dois anos

Basílio Horta Presidente

O concelho de Sintra reforçou em mais de 20% as exportações das suas empresas nos últimos dois anos, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao período entre 2013 e 2015. Sintra cresceu 20,1% passando de 1.22 mil milhões de euros em 2013 para 1.47 mil milhões em 2015 das suas exportações, no período que coincide com o atual mandato autárquico.

Já a Área Metropolitana de Lisboa viu o volume de vendas cair 5,4% no mesmo período, enquanto a do Porto cresce 9,9%.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra já felicitou “os trabalhadores e empresários” do concelho. Basílio Horta considerou que este “é o caminho para Sintra continuar a crescer”. O autarca definiu o crescimento económico como um dos pilares fundamentais quando venceu as eleições autárquicas em 2013.

Basílio Horta defende que o investimento no município de Sintra "é uma aposta segura em virtude dos setores competitivos e das condições vantajosas para o desenvolvimento de negócios existentes na região". Para o autarca, Sintra oferece diversas vantagens competitivas aos investidores "tendo vindo a fomentar políticas dinâmicas e amigas do investimento, através de incentivos à fiscalidade, captação de investidores e favorecendo investimentos estratégicos".

Já em 2015 a Câmara Municipal de Sintra venceu o prémio de Município do Ano, na categoria “Área Metropolitana de Lisboa”, pela criação do Conselho Estratégico Empresarial enquanto Instrumento de Melhor Governo Municipal nos prémios “Município do Ano Portugal 2015”.

Os dados das exportações de bens de 2015 são os mais recentes a serem disponibilizados pelo INE e foram divulgados esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios. A nível nacional, em 2015, as exportações cresceram 5,3% face ao ano anterior.