Descida generalizada do IMI em Sintra

Basílio Horta Presidente

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, anunciou esta quinta-feira na Assembleia Municipal a proposta de descida de 2 pontos da taxa do IMI para todos os munícipes de Sintra.

Basílio Horta explicou que não vai adotar o IMI familiar uma vez que a Câmara através de políticas sociais próprias de apoio à família já está a ir além desta medida proposta pelo Governo, mas paga pela autarquia.

O IMI familiar teria custado aos cofres municipais cerca de 1 milhão e 80 mil euros, mas a proposta agora apresentada irá custar cerca de 2 milhões e 700 mil de euros.

A taxa atual do IMI no município é de 0,39 e passará a ser de 0,37 o que colocará Sintra entre os quatro concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com a taxa mais baixas.

A proposta surge após o pagamento, a pronto, em junho deste ano da divida bancária de 28 milhões de euros do Cacém Polis, que permitiu uma poupança anual de cerca 3 milhões de euros em serviço da divida. É precisamente esta verba que agora se pretende restituir aos munícipes com a diminuição do IMI.

A decisão de descer o IMI surge também devido às reformas efetuadas nos últimos dois anos na Câmara que permitiram uma poupança na despesa corrente na ordem dos 25 milhões de euros.

O presidente da Câmara adiantou ainda que a manter-se a atual situação financeira da autarquia será possível para 2017 diminuir novamente a taxa de IMI num valor não inferior a um ponto.