COVID-19 | Sintra mantém funcionamento de centro de acolhimento para sem abrigos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um acordo de cooperação a celebrar com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, no valor de 67 mil euros, com o objetivo de garantir o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

O contexto de pandemia colocou em maior risco e vulnerabilidade as pessoas em situação de sem abrigo. Neste sentido, o município criou em abril de 2020, o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, a funcionar nas antigas instalações da Policia Municipal, em Ouressa, com capacidade para acolher até 32 utentes. O acolhimento neste centro inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de integração.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a continuação deste projeto “permite que as pessoas em situação de sem abrigo beneficiem de estruturas de acolhimento que possibilitam não só o seu confinamento, mas também a sua integração social futura”.

A gestão deste centro de acolhimento é partilhada entre a Câmara Municipal de Sintra e a Santa Casa da Misericórdia de Sintra. Desde a sua criação, já foram acolhidos 23 utentes em situação de sem abrigo, dos quais 17 se mantêm albergados e a quem são dadas as devidas respostas com vista à sua autonomização e integração social, apenas 3 pessoas abandonaram voluntariamente o equipamento e 2 foram afastados por violação das normas de funcionamento do equipamento.