COVID-19 | Sintra cria equipas multidisciplinares de suporte

A Câmara Municipal de Sintra tem em funcionamento, desde dia 1 de julho, equipas multidisciplinares inteiramente dedicadas ao suporte das necessidades de casos ativos de COVID-19. Estas equipas efetuam visitas domiciliárias para a aferição de necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades de saúde.

Em todas as visitas são distribuídas, pela equipa, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante. As equipas são constituídas por enfermeiros, técnico de assistência social ou  elementos da proteção civil e são ainda integrados elementos das juntas de freguesia – num trabalho de proximidade.

Na retaguarda desta operação está também uma equipa composta por técnicos da Segurança Social e da autarquia de Sintra que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para uma imediata satisfação.

Até ao dia de ontem, 7 de julho, foram realizadas 230 visitas que abrangem um total de 565 pessoas. No decorrer destas visitas foram gerados: 24 pedidos de apoio alimentar, que podem ser refeições confecionadas ou cabazes alimentares, dependendo da situação); 5 pedidos de apoio de medicação; 4 pedidos de apoio económico e ainda 1 pedido de habitação.

Foram também registados alguns casos de cidadãos que não se encontravam no domicílio a cumprir o confinamento obrigatório, casos estes que foram de imediato reportados às autoridades de saúde e forças de segurança.