COVID-19 | Praias de Sintra sem áreas reservadas na época balnear

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 90 mil euros à Associação de Praias do Concelho de Sintra, de forma a que as praias não tenham áreas reservadas e pagas durante a época balnear de 2021.

Esta medida, à semelhança do ano anterior, permite aumentar o espaço disponível nas praias proporcionando a um maior número de utentes o acesso livre às praias sem qualquer tipo de pagamento.

A atribuição verba permite também aos concessionários manter o dispositivo de assistência a banhistas, com a presença de nadadores-salvadores, essenciais para a segurança e proteção dos utentes das praias.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “chegámos a acordo com os concessionários para que as nossas praias não tenham nem toldos nem barracas e tenham à mesma a segurança dos nadadores-salvadores. É um gesto muito relevante e de grande solidariedade" e sublinhou que esta cedência dos concessionários permite aumentar o espaço disponível no areal e, consequentemente, que mais pessoas possam "desfrutar das nossas praias em segurança.”

Assim, tendo em conta as necessárias medidas adotadas pelo Governo em 2020 de distanciamento para a utilização do areal, deve ser assegurado o afastamento de 3 metros entre toldos e 1,5 metros entre barracas, e que tendo em conta a situação pandémica atual, importa manter na época balnear de 2021.