COVID-19 | Equipas multidisciplinares já apoiaram mais de 1900 pessoas

São já mais de 1900 as pessoas contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara Municipal de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio a casos ativos de COVID-19 no concelho.

A formação de 6 equipas multidisciplinares permitiu que, desde o início de julho, tenham sido realizadas cerca de 750 visitas a agregados familiares, o que corresponde a um apoio direto a mais de 1900 pessoas.

Estas equipas - constituídas por enfermeiros, técnico de ação social, proteção civil e um elemento da junta de freguesia da área de residência - realizam visitas domiciliárias com o intuito de entender quais as necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades de saúde, para o cumprimento eficaz e efetivo do confinamento necessário para a quebra de transmissão do novo coronavírus. Neste trabalho de proximidade são entregues pelas equipas, em todas as visitas, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que o cidadão, ainda que em confinamento obrigatório, reduza todos os riscos de transmissão

Estas visitas permitiram gerar: mais de 100 pedidos de apoio alimentar, 12 pedidos de apoio para medicamentos, mais de 20 pedidos de apoio económico e ainda mais de 15 pedidos de habitação de emergência.

Na retaguarda de toda esta operação está ainda uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.

A autarquia de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.