COVID-19 | Anunciadas novas medidas contra a pandemia

O Governo renovou o estado de calamidade por mais duas semanas e anunciou, este sábado, a lista dos 121 concelhos com medidas mais apertadas de combate à Covid-19 nos quais se inclui o concelho de Sintra.

O Governo alargou a lista de concelhos classificados com risco elevado de transmissão da Covid-19, considerando que são concelhos de risco elevado sempre que se verifiquem 240 casos de infetados por cada 100 mil habitantes acumulados nos últimos 14 dias.

As medidas anunciadas entram em vigor a 4 de novembro e o número de concelhos será atualizado sempre que outras autarquias reúnam este critério. A cada 15 dias será avaliado o ponto de situação destes 121 concelhos para se decidir quais saem e quais entram na lista dos que serão sujeitos a medidas mais apertadas de controlo do surto de Covid-19.

Principais medidas:

  • Dever cívico de recolhimento domiciliário
    O dever de permanência no domicílio, devendo os cidadãos abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas.
    Exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas, às quais se juntam as deslocações para atividades realizadas em centros de dia, para visitar utentes em estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Integrados ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas.
  • Contacto social
    Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar.
  • Trabalho
    Teletrabalho obrigatório.
    Na impossibilidade de teletrabalho, obrigatoriedade de desfasamento de horários.
  • Estabelecimentos comerciais
    Encerramento até às 22:00.
    Exceções: take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car.
  • Restaurantes
    Encerramento até às 22:30
    6 pessoas no máximo, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Feiras e mercados de levante
    Proibidas. \\  ATUALIZAÇÃO: Os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa decidiram manter abertas as feiras e mercados de levante, cumprindo todas as regras de segurança, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e o distanciamento físico.

Leia o comunicado na íntegra AQUI.
Saiba mais AQUI

Image