Conselho de Cultura de Sintra debate ambiente e educação

O Conselho de Cultura de Sintra e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra reuniram, esta quarta-feira, para o balanço de projetos culturais em 2021 e para debater a ligação entre ambiente, educação e cultura.

“Cultura e Educação – Agir em conjunto”, “Cultura e Ambiente – Uma perspetiva de Futuro” foram os temas de foco da reunião que teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval.

Foi também apresentado o balanço do LEFFEST, pelo seu diretor, Paulo Branco, e ainda o balanço do Festival de Música de Sintra 2021 e as linhas gerais do festival para 2022, por Gabriela Canavilhas.

A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que elaborou um balanço cultural do concelho, referindo que “esta edição do LEFFEST foi das melhores que se organizou em Sintra, com uma programa educativo muito importante”, referindo “a exposição de Ceija Stojka como uma oportunidade única a visitar, uma mostra magnífica que todos os deviam ver”.

O tema da Cultura e Educação e a consensualização da necessidade e da vantagem de agir em conjunto deverá procurar estabelecer uma relação de afeto da comunidade pela cultura e património, desencadeando-se desta forma, um processo de aproximação da população à memória, aos bens culturais, de forma agradável e lúdica, devendo contemplar todos os grupos de idades e ser aplicada a qualquer bem cultural.

Em Sintra, projetos como a ETerna Biblioteca - Encontro de Professores e Educadores sobre Bibliotecas Escolares, Programa “Os Escritores vão à Escola”, Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, Projeto Orquestras Escolares de Sintra são projetos de expressão dramática, de intervenção pedagógica e/ou social que privilegiam a relação entre a escola e a cultura.

Basílio Horta salientou que “a educação e cultura estão intimamente ligados e são uma prioridade absoluta da autarquia. a vida cultural está a espalhar-se para as escolas, o que é um desafio para todos, mas que torna este tema com um imenso potencial”.

Numa definição simplificada, a Cultura é assumida como conjunto de valores, ideias, conhecimentos, costumes, símbolos, entre outros, associado a um grupo social e/ou a uma nação, sendo fator identitário e de coesão. É como uma bagagem que é transmitida de geração em geração por intermédio das formas de estar e de viver e conviver. Ora esse conjunto único de valores é construído num ambiente próprio e por meio da sua história, que são o seu ecossistema natural para se desenvolverem. Essa circunstância faz com que as questões de conservação do meio ambiente se imponham desde logo enquanto recurso fundamental para que a cultura seja transmitida e se perpetue.

Nestas matérias e tendo por objetivo concorrer para o incremento da cultura ambiental, a Câmara Municipal de Sintra tem diversificado propostas com uma relação mais ou menos direta ou imediata, mas que são terreno para fazer germinar maior consciência ecológica, maior cidadania, maior identificação com o território onde se vive e convive. Exemplo disso são os projetos Eco-Escolas, Kids Dive, Projeto de criação da Área Marinha Protegida em Sintra, Escola da Floresta Bloom, Sintra Ambiquiz, Peixes Nativos e 3 temas, 3 rotas.

O Conselho Municipal de Cultura tem como missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do município de Sintra.

O Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra - Património Mundial foi criado por deliberação da Câmara Municipal de Sintra, em concertação com a Parques de Sintra Monte da Lua, SA, sendo um órgão consultivo que assegura a participação científica e cívica da comunidade local no desenvolvimento de uma paisagem cultural sustentável e participada.