Comunidades em Ação avança em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta segunda-feira, contratos-programa e interadministrativos destinados a apoiar as comunidades consideradas socialmente desfavorecidas, num valor superior a 9 milhões de euros.

As Operações Integradas Locais - OIL, abrangem a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a União das Freguesias de Queluz e Belas envolvendo 43 entidades e 28 parceiros no desenvolvimento de 142 projetos sociais que irão abranger cerca de 162 mil pessoas.

Estas operações irão desenvolver-se nos eixos social, ambiente e valorização do espaço público, emprego e economia local, educação, saúde, cultura e criatividade e cidadania e empoderamento de comunidades através da promoção da capacitação das comunidades, do desenvolvimento de abordagens novas e inovadoras para a coesão social e intervenções no espaço público, infraestruturas sociais e desportivas e habitações.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, pretendemos “combater as desigualdades sociais com o foco de que tudo será feito em prol do progresso e da qualidade de vida, para igualizar as oportunidades de todos no nosso concelho”.

“Estas verbas do PRR são cruciais pois permitem-nos apoiar intervenções centradas nas necessidades das comunidades com um olhar direto sobre as características e necessidades de cada território”, salienta o autarca.

Esta candidatura reveste-se de relevante interesse municipal beneficiando as populações socialmente desfavorecidas, criando respostas inovadoras, positivas e integradas de forma a superar a pobreza e a exclusão social, através de projetos de intervenção social em parceria com organizações locais, associações e instituições de solidariedade social.

Estes projetos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), programa nacional de implementação de reformas e investimentos, pós a pandemia, destinados a repor o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.