Circuito ciclável e pedonal na freguesia de Rio de Mouro está a avançar

A criação do circuito ciclável e pedonal de Rio de Mouro com ligação ao Cacém visa incentivar o uso de meios de deslocação mais económicos e sustentáveis em articulação com as deslocações pedonais e outros modos de transporte e tem um investimento de 1 milhão e 111 mil euros.

O circuito é constituído por cinco troços interligados, num total 5618 metros e passa pela Rua Elias Garcia – Estrada Antiga de Lisboa, Ligação IC19, Aldi, Continente, entrada de Rio de Mouro, percurso urbano de Rio de Mouro e percurso urbano do Cacém (ES Gama Barros, EB Ribeiro de Carvalho, Centro de Saúde do Cacém)

“A criação de ciclovias - que façam a ligação entre equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços - é um dos objetivos que estamos a concretizar e fazem parte do plano para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, referiu Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

“Quem vive, trabalha e visita Sintra, vai poder andar a pé e de bicicleta numa rede de 40km de ciclovias e numa malha de circuitos pedonais que ligarão as escolas básicas, os parques urbanos e os principais pontos de interesse”, sublinhou edil.

De momento os trabalhos estão em curso na zona do Monte da Parada/área adjacente à Escola Secundária: construção da ciclovia, requalificação das vias e construção de novos estacionamentos.

No âmbito desta empreitada está prevista a execução de pavimentações, construção de lancis, execução da drenagem pluvial, instalação de sinalização (vertical e horizontal) e reformulação da iluminação pública. Serão também instaladas infraestruturas para parqueamento das bicicletas bem como plantação de árvores de alinhamento.

A Câmara Municipal de Sintra desenvolve um plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016 e da ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018.

O Programa Portugal 2020 financia 50% desta intervenção