Câmara inicia construção da rede ciclável da Cidade de Queluz e dos Eixos de Massamá-Belas

A Câmara Municipal de Sintra iniciou a construção da rede ciclável da Cidade de Queluz e dos Eixos de Massamá-Belas, com a assinatura dos respetivos autos de consignação.

Os dois autos de consignação, num valor total de 1.512.000,00 €, dão início à segunda fase dos trabalhos, com uma extensão de 11,2 km e prazo de execução de nove meses.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu que “os objetivos principais das ciclovias são, em primeiro lugar, a proteção ambiental, em segundo, a mobilidade, as ciclovias permitem um trânsito mais fluido, e por último, o lazer, a qualidade de vida dos munícipes”.

“Trata-se de uma rede magnífica, que une o concelho todo, desde as Azenhas do Mar até Queluz, são cerca de 40 km e 7 milhões de euros ao todo que a autarquia está a investir nas ciclovias”, conclui o edil.

Os objetivos desta segunda fase passam por melhorar a qualidade de vida dos munícipes; promover as deslocações a pé ou de bicicleta; melhorar a mobilidade e segurança rodoviária e pedonal; ligar equipamentos estruturantes, espaços públicos relevantes, interfaces rodo-ferroviários, zonas habitacionais, de comércio, serviços e industriais; requalificar espaços pedonais; reabilitar e ordenar espaços públicos e ligar ao Eixo Verde Azul, à Ponte Verde e à ciclovia da EN 117.

A ciclovia de ligação de Massamá a Belas passa pelo Centro Lúdico de Massamá, EB1/JI nº1 de Massamá, Parque Urbanos da Quinta das Flores, Escola Stuart Carvalhais, Parque 2 de Abril, Av. Salgueiro Maia e Parque do Casal da Barota.

A ciclovia da cidade de Queluz atravessa diversos pontos como a Escola Miguel Torga, Parque 25 de Abril, Av. António Correia de Sá, EB 2,3 D. Pedro IV e o Complexo desportivo João Carlos Cifuentes.

A Câmara Municipal de Sintra desenvolve um plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016 e da ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018.

A rede de percursos cicláveis e pedonais do concelho de Sintra está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.