Requalificação da Ribeira da Laje avança a bom ritmo

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou a requalificação do corredor Verde que liga Rio de Mouro a Mem Martins.

Esta empreitada visa a valorização da Ribeira da Laje, através da criação de um parque linear ao longo da ribeira entre Algueirão/Mem Martins e o Parque Urbano da Serra de Minas, conectando Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.

De momento estão em curso a execução de pavimentos em betão poroso, nomeadamente na Rua Sacadura Cabral; a execução de vedações, plantações e cribwall em toda a área abrangida pela intervenção; a execução da rede de iluminação e rede de águas na zona de Algueirão e a instalação do equipamento do parque infantil.

"Isto é um trabalho para a comunidade, vai-se criar um corredor verde com condições de segurança e conforto para o seu usufruto e melhoria da qualidade de vida, e este troço trata-se de uma parte de um projeto maior, que é o Eixo Verde e Azul”, destacou Basílio Horta.

A intervenção, de cerca de dois milhões e 15 mil euros, passa pelo ordenamento das hortas urbanas existentes, reconversão e requalificação dos espaços desocupados, criação de percursos pedonais e cicláveis, criação de zonas de estadia e valorização das existentes, introdução de medidas de mitigação de riscos de cheias e recuperação do mobiliário urbano e do edificado na área do domínio público hídrico.

Pretende-se igualmente o reforço das centralidades urbanas, através da reformulação do perfil de passeios e arruamentos, bem como da circulação e o estacionamento automóvel, que possibilitará melhores condições de acesso a todos os cidadãos, permitindo assim uma rede de circulação pedonal e ciclável da ARU, interligada com a malha urbana envolvente, repercutindo-se diretamente no quotidiano quer social, quer comercial.

No que se refere aos elementos construtivos está prevista a instalação de mobiliário urbano e escultórico diverso e a construção de um circuito de manutenção sénior, instalação de equipamento de street workout, um polidesportivo descoberto com equipamento de balizas de futsal, um parque juvenil e um parque infantil.