Câmara de Sintra reforça segurança com sistema de videovigilância

Sintra contará com um sistema de videovigilância urbana, cuja gestão será assegurada através de um contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Sintra e a Polícia de Segurança Pública, aprovado em reunião do executivo.

O projeto prevê a instalação de 144 câmaras em locais identificados pela PSP e pelo Município de Sintra, com base no número de ocorrências de natureza criminal registadas em cada zona, e tem como objetivo reprimir a criminalidade e combater o sentimento de insegurança vivido em algumas freguesias do concelho.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “reforçar a segurança no concelho é um dever e uma prioridade. A implementação deste sistema de videovigilância representa um passo decisivo na prevenção da criminalidade e na proteção das pessoas e dos espaços públicos, dando resposta a uma necessidade real das nossas freguesias”.

O contrato, agora aprovado, visa regular a utilização, por parte da PSP, dos equipamentos de videovigilância pertencentes à autarquia de Sintra, destinados à proteção de pessoas e de bens públicos e privados no concelho. O sistema possui autorização de funcionamento durante três anos, contados desde a entrada efetiva em operação, altura em que entra em vigor o contrato entre o município e a PSP.

O contrato estabelece ainda os termos relativos ao tratamento de dados pessoais, no âmbito da prestação de serviços de manutenção e assistência técnica aos equipamentos integrados no sistema de videovigilância.

Image