Câmara de Sintra reforça apoio a Corporações de Bombeiros do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, um novo apoio financeiro para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município para o ano 2023, num valor superior a 2 milhões de euros.

A verba agora aprovada pretende apoiar os Grupos de Intervenção Permanente (GIPE) e as 9 corporações de bombeiros voluntários do concelho, com vista à promoção da segurança de pessoas e bens e salvaguarda dos interesses das populações.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, reforçou que “vamos continuar a apoiar as nossas corporações de bombeiros. Esta é uma prioridade para o município que se justifica pela elevada importância dos serviços que os bombeiros prestam à população e ao território”.

O autarca reforçou ainda “o enorme reconhecimento e respeito que temos pelo trabalho prestado pelos bombeiros, sendo de louvar a entrega e o espírito de sacrifício destes homens e mulheres que muitas vezes colocam em risco a sua vida em prol da segurança e bem-estar de todos nós”.

Este apoio financeiro tem ainda como objetivo auxiliar as corporações de bombeiros na aquisição de equipamento operacional, manutenção de instalações e infraestruturas, gestão corrente, logística e administrativa das corporações, reparação de veículos, prevenção, socorro, combate a incêndios e salvamentos, aquisição de equipamentos operacionais e de proteção individual e ações de informação e formação.