Câmara de Sintra pediu contenção de custos ao World Press Cartoon

pacos concelho2
Perante as acusações feitas hoje à Câmara Municipal de Sintra por parte da empresa que realiza o evento World Press Cartoon, esclarece a autarquia:

Não é verdade que a Câmara de Sintra tenha rejeitado apoios para a realização do World Press Cartoon no concelho.

A autarquia sempre reconheceu que o evento prestigiava o município, mas deixou de ser possível manter o valor de apoio financeiro direto a uma empresa privada em montantes superiores a 180 mil euros, sobretudo numa altura em Sintra está a canalizar cada vez mais verbas para o combate ao desemprego e ação social.

As circunstâncias económicas do país e a legislação aplicável mudaram e atualmente o município está a fazer um grande esforço para minimizar os impactos da crise junto da população que reside no concelho.

Ainda em 2013 a organização do evento contou com verba direta da câmara na ordem dos 184 mil euros, bem como apoio indireto na ordem dos 60 mil euros, nomeadamente com cedência do espaço da gala e das exposições (Centro Cultural Olga Cadaval e antigo Museu de Arte Moderna) e outros apoios.

A Câmara Municipal sempre mostrou disponibilidade em colaborar com a empresa. A autarquia mostrou disponibilidade em manter a totalidade dos apoios indiretos até então prestados, bem como a cedência dos espaços onde ao longo destes nove anos foi realizado o World Press Cartoon.

A Câmara apelou ainda para a necessidade de redução de custos do evento, atendendo às circunstâncias económicas e sociais do país, sem que a empresa se tenha mostrado disponível para encarar essa possibilidade.

Perante a intransigência da empresa não restou outra alternativa senão manter a coerência do respeito e do rigor com que esta Câmara Municipal de Sintra aplica o dinheiro dos contribuintes.