Câmara de Sintra mantém investimento na educação e projetos inovadores

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de apoio financeiro no valor de 27 mil euros a Agrupamentos de Escolas do concelho.

Estes apoios visam a criação de uma sala de apoio na Escola Básica Queluz n.º 2, dedicada à aprendizagem no âmbito do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE) -  Educação Inclusiva, e aos Agrupamentos de Escolas envolvidos no Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência promovido pela autarquia.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “é importante continuar a apoiar iniciativas que promovam a qualidade e a inovação no ensino público. Estes projetos destacam-se não apenas pelo seu mérito educativo, mas também pelo impacto positivo que têm na formação dos alunos, preparando-os melhor para os desafios futuros.”

Ao abrigo do PAQUE, a sala de ensino será instalada na Escola Básica Queluz n.º 2, direcionada à educação de alunos com diagnóstico de perturbação de espectro de autismo, com o objetivo de colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem destas crianças.

O PAQUE destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública, que sejam inovadores, que promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.

Os Agrupamentos de Escolas premiados no Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência foram o Agrupamento de Escolas do Algueirão, Alto dos Moinhos, Leal da Câmara, Massamá, Professor Agostinho da Silva e Visconde de Juromenha, com os seguintes projetos: Allgueirão, CATAVENTOS, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Horta Pedagógica, Artes e Letras, e Dias Digitais, respetivamente.

O Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência visa apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública, que sejam inovadores, promovam as boas práticas educativas, impulsionem novas dinâmicas nas escolas e servindo como exemplos de qualidade a serem seguidos por outros estabelecimentos de ensino.