Câmara de Sintra mantém apoios às Corporações de Bombeiros do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a atribuição de apoios às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, bem como a continuidade do programa Táxi Social, num investimento de 61 mil euros.

A autarquia de Sintra irá apoiar as nove corporações de bombeiros do concelho com 27 mil euros para fazer face às despesas de funcionamento, nomeadamente, para a aquisição de equipamento de lavandaria para a lavagem, secagem e higienização dos fardamentos dos seus operacionais.  

A continuidade do programa Táxi Social será concretizada através da realização de dois protocolos a celebrar com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Queluz e de Algueirão - Mem Martins, num investimento de 10 mil euros por parte da autarquia.

Esta iniciativa é destinada ao transporte da população sénior em situação de carência económica, e já permitiu, até ao momento, a realização de 1.158 serviços de transporte não urgente de doentes por estas corporações de bombeiros.

No que concerne aos apoios em espécie, o Município de Sintra assegura a repavimentação do acesso à área de formação e manutenção automóvel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, num investimento de 16 mil euros, contribuindo para melhores condições operacionais e de segurança.

Será ainda atribuído um apoio financeiro de 8 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Belas para a aquisição de equipamentos de mergulho, reforçando a sua capacidade de resposta em situações de salvamento aquático.


A aquisição deste equipamento é essencial para reforçar a capacidade de resposta dos bombeiros em contextos de salvamento aquático, permitindo-lhes atuar com maior eficácia, segurança e proteção individual, enquanto se promove a melhoria contínua dos meios técnicos ao serviço da proteção civil no concelho.

Recorde-se que, apenas em 2025, a Câmara Municipal de Sintra aprovou mais de 2 milhões de euros em apoios financeiros às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, reforçando o seu compromisso contínuo com a proteção civil e o bem-estar das populações.

[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa/decisão anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.]

Image