Câmara de Sintra mantém apoio à realização de festivais culturais

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de apoio financeiro aos festivais culturais, no valor de 150 mil euros.

Esta verba insere-se no Programa de Apoio aos Festivais de Índole Cultural promovidos pelos coletivos profissionais de Sintra para o ano de 2024, como forma de reconhecer a criação artística e o enriquecimento da oferta cultural dirigida a públicos diferenciados.

A autarquia aprova assim os resultados finais das candidaturas bem como os valores a atribuir a cada uma das entidades destinados à organização de festivais dos coletivos municipais ao nível de criação e produção artística.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, estes apoios “fortalecem as ligações entre a cultura e o nosso património material e natural, proporcionando momentos de lazer nos espaços municipais e nas ruas do concelho, com espetáculos culturais para toda a população.”

Este apoio resulta do processo de candidatura de diversas entidades sediadas no concelho às quais será atribuído o seguinte apoio financeiro:

Associação Cultural Teatromosca | 27 327,43 €

Byfurcação Associação Cultural | 22 070,80 €

Chão de Oliva – C.D. em Sintra | 29 451,33 €

Companhia de Dança Contemporânea de Sintra | 21 247,79 €

Valdevinos Associação Cultural | 25 256,64 €

Instantâneos Teatro de Improviso | 24 646,02 €

A verba aprovada é destinada a apoiar a organização dos Festivais Muscarium, Imaginário, Periferias, Corpo, MIMMOS e Espontâneo.