Câmara de Sintra investiu mais de 52 milhões de euros em escolas nos últimos seis anos

A Câmara Municipal de Sintra investiu um total de 52 milhões e 600 mil euros em intervenções no Parque Escolar do município, entre 2017 e 2023.

O relatório, apresentado em reunião de executivo no início do mês de março, diz respeito às intervenções nas escolas básicas do primeiro, segundo e terceiro ciclo e Escolas Secundárias realizadas no edificado, cozinhas e logradouros e campos de jogos com o objetivo de assegurar um ambiente escolar de excelência e proporcionar condições ideais para alunos e comunidade educativa.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, lembrou que “a educação é a nossa prioridade desde o primeiro dia. Com este investimento, queremos proporcionar as melhores condições para uma escola e educação mais digna”.

No edificado, foi concretizada a substituição de 69.241 m² de coberturas em fibrocimento e o investimento em isolamento exterior (ETICS), substituição de caixilharias (PVC), instalação de sistemas fotovoltaicos, solar térmico, aquecimento a biomassa e instalação de iluminação LED. A implementação destas medidas teve como objetivo contribuir para a melhoria do conforto térmico dos edifícios e a promoção de uma economia de baixo carbono, através da redução da fatura energética, utilização eficiente de energia e da incorporação de energias renováveis.

No que concerne às cozinhas escolares, foram requalificadas mais de 50 cozinhas. As intervenções visaram a reabilitação e beneficiação destes espaços e e a substituição de equipamentos obsoletos, dotando-as de melhores condições para a preparação de refeições e, consequentemente, promovendo uma maior segurança alimentar.

Já no que diz respeito a logradouros e campos de jogos, as obras compreenderam a melhoria das condições de drenagem dos espaços, a substituição de pavimentos por outros mais adequados, a instalação de equipamentos lúdicos compatíveis com a estrutura etária dos alunos, a criação de zonas de ensombramento e a colocação de mobiliário urbano adequado à vivência dos espaços escolares. A requalificação das zonas exteriores centrou-se fundamentalmente na revitalização de todo o espaço existente e disponível, melhorando as suas condições de utilização.

O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra permitiu requalificar mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 52 milhões de euros.