Câmara de Sintra inaugurou a Praça das Magnólias nas Mercês

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, este sábado, a Praça das Magnólias, inserida na área de reabilitação urbana (ARU) Mem Martins/Rio de Mouro, num investimento da autarquia de cerca de 370 mil euros.

A intervenção teve como principal objetivo a valorização de uma área de 5300 m², circunscrita entre os edifícios da Rua Sacadura Cabral e Rua João Villaret, com valor paisagístico, mas que necessitava de intervenção de modo a que a comunidade pudesse usufruir em condições de salubridade e conforto.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, frisou que um dos grandes objetivos da requalificação deste espaço foi o de melhorar e aumentar a qualidade de vida de quem aqui vive”, sublinhando ainda que “continua a ser nossa prioridade trabalhar para que todos os que vivem e trabalhem em Sintra possam desfrutar de novos e requalificados espaços públicos ao longo de todo o território.”

Os trabalhos de requalificação contemplaram a criação de percursos pedonais e cicláveis, criação de 53 novos lugares de estacionamento, execução de áreas verdes ajardinadas, intervenção a nível dos declives do terreno através da criação de uma galeria técnica que permitirá utilizar o sistema de socalcos para implantação de zonas de estadia, orientadas para sul e nascente, com uma vista alargada para o corredor do vale da Lage.

A intervenção teve como prioridade a melhoria das condições de acesso pedonal, de segurança, de tratamento do pé dos edifícios (gerindo a transição entre o espaço público e as vivências privadas), de preservação do património natural presente e da gestão dos terrenos.

Em visita ao local, foi ainda dado a conhecer aos moradores que a autarquia vai avançar com a requalificação da Rua João Villaret, rua adjacente à Praça das Magnólias, num investimento conjunto da Câmara Municipal de Sintra e SMAS de Sintra, de cerca 340 mil euros.  Esta empreitada abrange a zona de estacionamento já existente com um aumento de 40 lugares, arranjo paisagístico do arruamento e a execução de uma ligação confortável e qualificada com as zonas envolventes.

Este projeto é financiado pelo PORTUGAL2020 e é comparticipado a 50%.