Câmara de Sintra continua a investir na requalificação energética de habitação municipal

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público internacional para a reabilitação energética de 73 fogos de habitação municipal na freguesia de Queluz e Belas e na freguesia de Rio de Mouro, num investimento superior a 1 milhão e 190 mil euros.

A empreitada de reabilitação energética aprovada abrange 73 fogos e está integrada na Estratégia Local de Habitação do Município e preveem a substituição de caixilharias, revestimento exterior em sistema ETICS, pinturas de zonas de circulação vertical, isolamento térmico de laje de esteira e substituição de revestimento de cobertura. Estas intervenções têm por objetivo dotar estes fogos de condições de habitabilidade e de melhoria da sua eficiência energética.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salienta que "são intervenções com as quais pretendemos colmatar as dificuldades sentidas em matéria de habitação, promovendo a melhoria, conforto, dignidade e sustentabilidade de uma habitação".

A Estratégia Local de Habitação de Sintra, levada a cabo pela autarquia, pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026, a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.