Câmara de Sintra continua a apoiar Forças de Segurança do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a continuidade do protocolo com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), assinado em 2018, com o objetivo de reforçar a capacidade operacional destas forças de segurança no concelho.

Em 2018 foi celebrado com a GNR e a PSP um protocolo de cooperação no qual foram comodatadas quatro viaturas à GNR e oito viaturas à PSP, no valor de 276 mil euros, destinadas a patrulhamentos de proximidade no território. Atendendo aos resultados positivos deste protocolo importa à Câmara Municipal de Sintra estender o prazo de vigência deste até 2025.

Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “importa acima de tudo registar o contributo que o Município de Sintra dá para apoiar as nossas forças a garantir a segurança nas ruas e nas casas, nas famílias e nas pessoas", sublinhando que a “autarquia desempenha um papel fundamental na salvaguarda de todos, e cabe-nos enquanto autarquia cooperar com as forças de segurança na promoção da segurança”.

O aumento da perceção de segurança por parte dos cidadãos passa necessariamente por um policiamento de proximidade o qual carece de necessários meios de patrulhamento, motivo que levou a autarquia a aumentar temporalmente este protocolo.

Em agosto de 2019, na cerimónia de entrega das viaturas, o então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, frisou a relação essencial entre o Estado central e os municípios, “a parceria que temos hoje aqui com Sintra é um símbolo deste trabalhar de braço dado. E este não é um concelho qualquer, Sintra é o segundo município do país em população, um município com relevância na sua dinâmica urbana, económica, em relevância turística e que torna a segurança uma área fundamental de ação”.

Com a continuidade deste protocolo a Câmara Municipal de Sintra segue em linha com o objetivo estratégico traçado de uma política municipal de maior proximidade à população.