Câmara de Sintra avança com requalificações em Cacém e São Marcos

CMS 0768

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, assinou esta sexta-feira, durante a Presidência Aberta na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, o auto de consignação para a recuperação de vias rodoviárias nesta freguesia, com um investimento de aproximadamente 208 mil euros.

Este investimento insere-se no âmbito do Plano de Requalificação das Redes Viárias (PRRV) realizado pela autarquia, que prevê um investimento superior a 4 milhões de euros.

Basílio Horta referiu “que ficam a faltar apenas três consignações para todas as freguesias do concelho estarem abrangidas no plano de requalificação das redes viárias.”

Assim, a Av. do Brasil e a Estrada e Largo de São Marcos vão ser as prioridades nesta empreitada.

Na Av. do Brasil, face à necessidade de assegurar o acesso a meios de emergência, sobretudo dos veículos pesados dos bombeiros, irá proceder-se ao reperfilamento da via, aumentando a faixa de rodagem e estacionamento disposto na longitudinal à via de ambos os lados.

Para assegurar a segurança rodoviária na Estrada de São Marcos, uma vez que que é a via de atravessamento de São Marcos Histórico, irá executar-se o reperfilamento do arruamento no centro histórico junto à Igreja, entre a Rua do Poço e o Largo da Cabine. Vão ser criados passeios e uma paragem de transportes coletivos, bem como o ordenamento do estacionamento no Largo de São Marcos. Está também prevista a colocação de uma lomba redutora de velocidade associada a passagem para peões, que permita a segurança rodoviária.

Outra das prioridades para esta freguesia é a estrada entre a Rua Marciano Tomaz da Costa e o parque industrial do Alto da Bela Vista, que vai regularizar e descongestionar o trânsito. A intervenção inclui a execução de sinalização vertical e horizontal e integração paisagística. Esta obra, de cerca de 475 mil euros vai agilizar a legalização das AUGI de Vale e Rebolias.

No decorrer de visita foram visitadas as Hortas Solidárias que se situam na Rua Dom Domingos Jardo, no Cacém. São cerca de 120 lotes/talhões de pequenas hortas em zonas urbanas que constituem não só um instrumento de subsistência complementar para as famílias, mas constituem também para a requalificação dos espaços que tendem a degradar-se.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu “ que estes equipamentos comunitários permitam valorizar o espírito de solidariedade e são um rendimento extra para as famílias”.

A Presidência Aberta encerrou com uma reunião várias associações e instituições locais, no Centro Paroquial do Cacém.