Câmara de Sintra atribuiu Medalha de Mérito à Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto

A Câmara Municipal de Sintra atribuiu, esta terça-feira, a Medalha de Mérito Municipal de Grau Prata à Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz.

A atribuição da Medalha de Mérito Municipal de Grau Prata – na Classe de Mérito Educativo –, destina-se a reconhecer o relevante papel desenvolvido na educação às populações do município de Sintra ao longo de 50 anos de atividade.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “a Escola Padre Alberto Neto é um pilar da educação não só em Sintra como no nosso país, com uma oferta formativa de enorme relevância”, reforçando ainda que a atribuição desta medalha de mérito “é um ato de grande significado da importância do ensino num concelho como Sintra.”

A Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto, inicialmente Liceu de Queluz, dá resposta educativa a cerca de 1700 alunos e suas famílias, distribuídos entre o 5º e 12º anos de escolaridade, disponibilizando cursos gerais, profissionais e cursos de educação e formação de adultos.

Em 2012 tornou-se a escola sede do atual Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, que constitui um dos maiores territórios educativos do país em termos de dimensão geográfica e de população escolar. Esta Unidade Educativa de Ensino Público abrange quase a totalidade do território e dos estabelecimentos da União das Freguesias de Queluz e Belas, englobando nove estabelecimentos de ensino desde o pré-escolar ao ensino secundário e cerca de 3 900 alunos no total.

No ano em que a Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto em Queluz, celebra o seu 50º aniversário, importa destacar o seu papel de referência pelo que representou e representa ao nível da educação e formação de crianças, jovens e adultos munícipes de Sintra e pelo seu meritório desempenho ao longo destas cinco décadas.

A cerimónia contou com uma breve atuação da Orquestra Escolar de Sintra, projeto educativo da Câmara de Sintra que promove a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música, e que conta com cerca de 500 alunos.