Câmara de Sintra aprova aquisição de robot terapêutico

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de um protocolo com a Casa de Saúde da Idanha, para o apoio financeiro o valor total de 5 mil euros, destinado à aquisição de um robot interativo terapêutico denominado “Nuka- Foca Robot”.

Esta deliberação, aprovada em reunião de executivo, representa para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, "o contínuo compromisso do executivo em apoiar as populações mais vulneráveis e em melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes", referindo ainda o "papel fundamental de instituições como as Irmãs Hospitaleiras, na resposta à comunidade em áreas como o apoio a situações de emergência social, cuidados paliativos ou a saúde mental”.

O robot interativo terapêutico “Nuka - Foca Robot” será utilizado nas atividades promovidas pelo Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, no Cacém, e já demonstrou ter alcançado resultados positivos em terapias médicas, nomeadamente em quadros relacionados com a ansiedade, tristeza ou demência.

O Ginásio Cerebral Sénior Comunitário foi criado pelo Município de Sintra e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde da Idanha para dar uma resposta diferenciada e inovadora no campo da prevenção da saúde, promovendo o envelhecimento ativo e combatendo o isolamento social. Este projeto tem, ainda, como objetivos aumentar a literacia em saúde, promover ações de sensibilização e de rastreios cognitivos na área do envelhecimento e demências.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde da Idanha tem uma comprovada experiência na área da saúde mental desenvolvendo, desde 2005, uma unidade especializada no tratamento e reabilitação de pessoas com demência – Unidade de Gerontopsiquiatria e Reabilitação Cognitiva.

Recorde-se que no ano transato a autarquia de Sintra celebrou outro protocolo com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa da Idanha destinado à atribuição de alojamento no Centro de Emergência Social da Casa de Saúde da Idanha.