Câmara de Sintra apresenta orçamento com receitas de 150 milhões de euros

pacos concelho 03

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, apresentou ontem em reunião do executivo o orçamento municipal, e as grandes opções do plano, para 2015 que tem uma receita prevista de 150 milhões euros e uma redução de 5% na despesa corrente.

No próximo ano a autarquia de Sintra prevê uma redução de 7 milhões de euros na despesa corrente. Esta redução de 5% tem lugar apesar da internalização das atividades das empresas municipais. A autarquia reduz ainda a despesa de capital em 10%, de 31,108 milhões para 28,079 milhões.

A autarquia estabelece com prioridades para 2015 a dinamização da economia com vista à criação de emprego, a saúde, à área social e a requalificação do espaço público.

A requalificação urbana, os espaços públicos, as acessibilidades, a promoção da mobilidade são uma prioridade em 2015 onde a Câmara Municipal vai gastar 13 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Sintra reforçou o seu orçamento municipal para a criação de melhores condições de saúde no concelho. O município contempla 3,9 milhões de euros, entre 2015 e 2016, para os cinco centros de saúde previstos para o concelho (Almargem do Bispo, Queluz, Agualva, Sintra e Algueirão Mem-Martins).

A autarquia e o Ministério da Saúde acordaram em 2014 a construção de quatro novos centros de saúde no concelho, nomeadamente em Algueirão-Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo e Queluz. A Câmara cede os terrenos ou edifícios e paga 30% do investimento.

As políticas de combate à pobreza prevêem um aumento de 21% da dotação corrente ao nível da ação social, de 2,7 milhões de euros para 3,2 milhões de euros.

Na área da educação o orçamento municipal contempla 12,9 milhões de euros para fazer face a encargos correntes com a gestão escolar, com as refeições e transportes escolares e com todos os serviços auxiliares de ensino.

O município dá continuidade às políticas de descentralização transferindo 9,3 milhões de euros para as juntas de freguesias, um aumento de 1%. A verba para os bombeiros também aumenta em 6%, totalizando 1,6 milhões de euros.

O conjunto de serviços coletivos em termos de saneamento, tratamento de resíduos, ambiente e gestão corrente de parques e jardins, prevê um encargo global estimado em 14,6 milhões de euros, inferior ao previsto em 2014, que incorporou 3,7 milhões da extinta empresa municipal HPEM.

O orçamento e as grandes opções do plano são debatidos e aprovados na assembleia municipal de Sintra durante o mês de novembro.