Basílio Horta eleito presidente das Cidades Património Mundial

logo oaxacaO XII Congresso da Organização das Cidades do Património Mundial (OCPM), que terminou esta madrugada na cidade de Oxaca, México, elegeu Basílio Horta para a presidência da organização entre 2013 e 2015

Fundada em 1993, a OCPM reúne as 254 cidades com locais inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Dentro desta organização não-governamental estas cidades são representadas pelos presidentes das respetivas Câmaras Municipais, contando também com a participação de especialistas em gestão do património.

 A OCPM é a única plataforma internacional que permite o intercâmbio de conhecimentos e a discussão de questões de interesse mútuo às várias cidades e respetivos intervenientes. Cada cidade membro representa um valor patrimonial distintivo para a Organização.

Para desenvolver as atividades, a OCPM tem como associadas entidades como o Centro de Património Mundial da UNESCO, o Conselho da Europa, o Getty Conservation Institute, o ICOMOS, o ICCROM e o World Monuments Fund.

Coimbra, Porto, Évora, Elvas, Guimarães, Angra do Heroísmo e Sintra, são as cidades portuguesas que fazem parte da Organização das Cidades do Património Mundial.

Image