Basílio Horta eleito presidente das Cidades Património Mundial
O XII Congresso da Organização das Cidades do Património Mundial (OCPM), que terminou esta madrugada na cidade de Oxaca, México, elegeu Basílio Horta para a presidência da organização entre 2013 e 2015
Fundada em 1993, a OCPM reúne as 254 cidades com locais inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Dentro desta organização não-governamental estas cidades são representadas pelos presidentes das respetivas Câmaras Municipais, contando também com a participação de especialistas em gestão do património.
A OCPM é a única plataforma internacional que permite o intercâmbio de conhecimentos e a discussão de questões de interesse mútuo às várias cidades e respetivos intervenientes. Cada cidade membro representa um valor patrimonial distintivo para a Organização.
Para desenvolver as atividades, a OCPM tem como associadas entidades como o Centro de Património Mundial da UNESCO, o Conselho da Europa, o Getty Conservation Institute, o ICOMOS, o ICCROM e o World Monuments Fund.
Coimbra, Porto, Évora, Elvas, Guimarães, Angra do Heroísmo e Sintra, são as cidades portuguesas que fazem parte da Organização das Cidades do Património Mundial.