Basílio Horta apresenta projetos estratégicos na União das Freguesias de Agualva-Mira Sintra

presid aberta agualva-mirasintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na sexta-feira uma visita à União das Freguesias de Agualva Mira-Sintra, no âmbito das Presidências Abertas.

Durante a visita de trabalho foram apresentados vários projetos para esta União das Freguesias, integrados no desenvolvimento das políticas municipais: O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Agualva (ARU), a “Parcela M”, e a valorização do Jardim Horto da Quinta da Fidalga. Sobre a importância destes planos o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta explica que “são projetos estruturantes para esta freguesia com impacto positivo em todo o concelho”.

O projeto da “Parcela M” tem por objetivo requalificar uma área de terreno paralela a linha ferroviária de Agualva, com cerca de 20 000m2 de construção, que passou a integrar o património da autarquia por via da dissolução e posterior liquidação da Cacém Pólis. Na visita ao local Basílio Horta esclarece que “uma nova centralidade com vários tipos de utilização nascerá neste espaço, contribuindo para a valorização de Agualva”.

O plano de reabilitação e requalificação do espaço circundante ao edifício (8720m2), da Quinta da Fidalga, vai transformar um espaço danificado e abandonado, num local renovado com espaços para convívio, descanso e jogos, respeitando os elementos naturais. Depois dos primeiros trabalhos de limpeza e desmatação, a intervenção com investimento aproximado de 236.400 euros está concluída na Primavera de 2016. O edil considera que “esta obra significa mais qualidade de vida para populações locais residentes numa densa malha urbana”.

O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da Agualva (ARU) é outro dos projetos em desenvolvimento para esta União das Freguesias que esteve em discussão pública até ao dia 28 de outubro.  Segundo Basílio Horta este programa “vai ajudar a promover esta zona e valorizar o património edificado e cultural, assim como melhorar as acessibilidades na vida pública”.

Além destes projetos vai iniciar-se a obras de recuperação e musealização da Anta do Carrascal, em Agualva, com investimento da autarquia de cerca de 70 mil euros e abrange a conservação e restauro do monumento megalítico (classificado como de interesse nacional) que se encontra em mau estado de conservação e tem estado sujeito a atos de vandalismo.  E, também, o Centro Lúdico das Lopas vai beneficiar de um investimento de cerca de 190 mil euros para reabilitação e manutenção do espaço que há mais de 16 anos não recebe obras de beneficiação.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve também na escola Secundário Ferreira Dias onde revelou preocupação com o estado de conservação do edifício. Basílio Horta assumiu que a autarquia vai efectuar algumas obras urgentes neste equipamento educativo da responsabilidade do Ministério da Educação.

A sessão de encerramento da Presidência Aberta realizou-se na sede da Junta de Freguesia de Agualva numa reunião muitos participada com a presença das forças vivas da União de Freguesias.