Basílio Horta acompanha início do estágio de 28 agentes municipais

web CMS 9718

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, assistiu esta quarta-feira, na Quinta da Ribafria ao início do estágio dos 28 agentes municipais que ingressaram em funções públicas.

O contrato inicia-se com um estágio, que integra um plano de formação básica com componentes de formação administrativa, cívica e profissional específica, a cargo da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da PSP.

Considerando o número de participantes, o município de Sintra solicitou à DGAL que a componente teórica do curso se realizasse em Sintra, assumindo a autarquia a disponibilização das instalações (Quinta da Ribafria) e de todos os meios físicos e humanos, necessários à realização e acompanhamento do curso.

O procedimento concursal de ingresso na carreira de agente municipal foi aberto em 3 de março de 2016, tendo sido recebidas 347 candidaturas e selecionados 28 candidatos, que outorgaram dia 1 de fevereiro o contrato de trabalho em funções públicas.

O curso decorre de 1 de fevereiro a 28 de julho de 2017, tendo uma carga horária correspondente a 489 horas, distribuídas da seguinte forma:

- Ciclo de iniciação, a cargo da DGAL: 160 horas;

- Ciclo de especialização, repartido numa primeira fase de 198 horas, a cargo da DGAL, e numa segunda fase de 131 horas, a cargo da PSP.

Uma vez que o módulo de informática tem que ser desdobrado em dois grupos, uma vez que pressupõe um computador por formando, num total de 28 computadores, às 489 horas indicadas, acrescem mais 32 horas, passando o curso a ter uma carga horária global de 521 horas.