Avança requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares

A Câmara Municipal de Sintra está a proceder à requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, num investimento de 2 milhões e 344 mil euros, criando assim uma nova centralidade nesta freguesia.

A intervenção decorre numa área aproximada de 27.000 m² e abrange a Praceta de Goa, Rua de Pangim, Rua da India Portuguesa, Praceta de Damão, Praceta da Nau de São Rafael e Rua Afonso de Albuquerque, em Mem Martins.

O objetivo central da empreitada prende-se com a necessidade de devolver a centralidade e identidade de todo o espaço, com a sua requalificação e concretização de uma grande praça central, polarizadora e unificadora de toda a malha urbana e das suas vivências, tendo em conta as necessidades prementes de uma população cada vez mais exigente e oriunda de diferentes países.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, em visita ao local da intervenção, sublinhou que este projeto vai permitir “devolver a centralidade e identidade de todo este espaço e torná-lo atrativo para as atividades económicas, fixação de emprego e aumento do capital humano. Melhorar a qualidade de vida é um dos objetivos deste novo espaço, para que todos que vivem na freguesia desfrutem deste novo lugar".

Para a Praceta da Nau de São Rafael está previsto um novo conceito de jardim urbano e a execução de um espaço de lazer lúdico juvenil. Na Rua Afonso de Albuquerque e em toda a zona nascente adjacente à Av. Capitães de Abril a autarquia de Sintra irá proceder à requalificação dos acessos pedonais e zonas de estacionamento.

Recorde-se que em maio de 2020, a Câmara Municipal de Sintra já tinha procedido à demolição do Mercado de Fanares. Outrora um dos espaços polarizadores e geradores de atração, a degradação do edifício, associada a um espaço público pouco qualificado, justificou a necessidade de inclusão desta área na delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro.

Esta nova centralidade em Mem Martins promove um melhor usufruto dos percursos pedonais entre o novo estacionamento da Praceta Nau de São Rafael e a estação de comboios da CP de Algueirão-Mem Martins, prevendo-se ainda a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje.

O projeto de requalificação de toda a praça resultará de uma intervenção conjunta entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água.