Autarquia lança requalificação da Calçada da Rinchoa em Rio de Mouro

calçada rinchoa

Foi aprovado o concurso público esta quinta-feira para a requalificação da Calçada da Rinchoa, em Rio de Mouro, um investimento no valor de 915 mil euros numa das principais vias em meio urbano da freguesia.

Com uma área de intervenção de 12 mil metros quadrados e um prazo de execução de 10 meses que terá início em 2017, esta obra surge da necessidade de beneficiar esta importante infra-estrutura, melhorando a mobilidade viária e pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “esta obra é necessária há vários anos e vai finalmente fazer-se”, referindo ainda que “o conceito da reabilitação deste espaço é uma melhoria da qualidade geral deste espaço público para os munícipes numa freguesia onde vivem mais de 40 mil pessoas".

Este projeto vai requalificar a principal via de circulação rodoviária e pedonal de Rio de Mouro - e de outras áreas circundantes ao troço, entre a rotunda dos plátanos e o entroncamento com a Estrada Marquês de Pombal e Avenida das Descobertas.

Na empreitada vão ser realizadas obras de reperfilamento da via rodoviária com beneficiação do pavimento e reposição de sinalização horizontal e vertical, assim como a criação de uma rotunda no entroncamento com a Avenida das Descobertas.

Serão ainda requalificados os pavimentos pedonais/canteiros adjacentes à Calçada da Rinchoa (Praceta do Rouxinol, Largo da Fonte do Rouxinol, Largo junto à Rua das Urzes, Praça Padre Alberto Neto, Praceta das Mimosas, Praceta da Escola Básica nº2 da Rinchoa).

O projeto contempla ainda a melhoria da qualidade geral do espaço público com ordenamento do estacionamento, colocação de mobiliário urbano e reforço da drenagem pluvial e assim como substituição da conduta adutora existente (fibrocimento).

Ver projeto completo aqui.