Autarquia e Fundação Cultursintra assinam protocolos com 12 associações culturais do concelho de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Cultursintra FP assinaram, esta quarta feira, 12 protocolos de colaboração com associações culturais do concelho no valor de 452 900 mil euros.

As associações culturais do concelho desenvolvem atividade regular e constituem um motor de dinamização da vida cultural da comunidade, fomentando no público o gosto pelo teatro, música, dança, artes performativas, entre outras. Estas associações têm contribuído para a difusão e reconhecimento de Sintra, em território nacional e internacional, e contribuído para a criação e fixação de públicos em Sintra.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientou que “a autarquia pretende contribuir para a consolidação e apoio efetivo ao associativismo cultural, vertente na qual a Câmara se encontra empenhada e para a qual tem trabalhado, de forma a levar a cultura a todos e a todos os cantos do concelho”.

Foram celebrados protocolos com as seguintes associações culturais:  Associação Cultural Teatromosca, Byfurcação – Associação Cultural, Casa das Cenas – Educação pela Arte, Chão de Oliva – C.D. em Sintra, Éter Produções Culturais, Grupo Tapafuros, Grupo Teatroesfera, Instantâneos – Associação de Teatro de Improviso, Musgo Amarelo Associação, Valdevinos Associação Cultural, Companhia de Dança Contemporânea de Sintra e Voando em Cynthia – Associação Cultural.

Para além das verbas relativas à assinatura destes 12 protocolos, a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Cultursintra FP irão contratar, em 2020, diversos espetáculos temáticos – destinados ao público escolar e comunidade sénior, e para promoção da sustentabilidade e ambiente - no valor de 340 mil euros.

Traduzindo-se este apoio numa comparticipação global perto de 800 mil euros no próximo ano.