Autarquia de Sintra investe no desenvolvimento de projetos educativos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição financeira, no valor de 210 mil euros, a Agrupamentos de Escolas do concelho para o apoio a alunos carenciados e desenvolvimento de projetos educativos.

As propostas aprovadas permitem a atribuição de verbas a alunos carenciados do 1.º ciclo do Ensino Básico e a implementação e continuidade de projetos e atividades educativas em contexto escolar no presente ano letivo (2022/2023).

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a educação “continua a ser nossa prioridade. É fundamental continuar a apoiar as nossas famílias em despesas escolares e valorizar a diversificação da oferta educativa, direcionada para as expectativas e aspirações dos alunos”, referindo ainda que com estas medidas “pretendemos promover o combate ao insucesso e abandono escolares”.

O apoio a alunos carenciados visa a comparticipação para a aquisição de material escolar e compreende cerca de 3.300 estudantes do 1.º ciclo, dos quais 1.801 se encontram no escalão A da ação social escolar e 1.508 crianças no escalão B.

Com vista a apoiar a promoção e o desenvolvimento de competências dos jovens que lhes possibilitem uma qualificação em diversas áreas no mercado de trabalho, o município de Sintra irá financiar os estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário de modo a garantir a implementação de respostas de diversificação da oferta formativa.

Este apoio financeiro insere-se no Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE), Medida 2, e resulta das candidaturas recebidas pela autarquia de 11 Agrupamentos de Escolas, que perfazem um total de 48 cursos profissionalizantes de continuidade, entre eles dois Cursos de Educação Formação, que abrangem 2.119 alunos, distribuídos por 122 turmas.

Foi ainda aprovada em reunião de executivo a realização do projeto Cem Anos de Juventude – O Mundo à Nossa Volta, um programa pedagógico internacional que desenvolve um trabalho que liga crianças, jovens, professores e profissionais de cinema em torno da arte cinematográfica, com uma forte vertente de formação e realização de oficinas práticas.

A concretização deste projeto, dinamizado pela Associação Filhos de Lumière nos Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Agualva Mira-Sintra e Alfredo da Silva, dá continuidade ao Plano Nacional de Cinema no Concelho de Sintra, uma iniciativa potenciadora da promoção do sucesso escolar e na criação de estratégias diferenciadoras e inovadoras de aprendizagem.

Numa lógica de complementaridade, a autarquia de Sintra tem vindo a promover o visionamento de obras cinematográficas dirigidas aos alunos dos diferentes níveis de ensino, inserido na programação do LEFFEST – Lisbon & Sintra Festival. do Encontro da ETerna Biblioteca, entre outras iniciativas.

Image