Autarquia de Sintra continua a investir nas escolas do concelho

A Câmara de Sintra aprovou, em reunião de executivo, as empreitadas para arranjos exteriores em escolas do concelho, num investimento total de cerca de meio milhão de euros.

Em reunião de executivo, foi ainda aprovada a abertura de concurso público, no valor de 294 mil euros e prazo de execução de 5 meses, para a adjudicação da empreitada de arranjos exteriores das Escolas Básicas S. Marcos 2, Mucifal e Jardim de Infância Cacém 1.

Foi também aprovada a adjudicação da empreitada para arranjos exteriores para as Escolas Básicas Santa Susana, Terrugem e Escola Básica e Jardim de Infância de Vila Verde, no montante de aproximadamente 203 mil euros e prazo de 5 meses.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “um investimento na educação é fundamental para a qualidade de vida das famílias que vivem no nosso concelho e uma das formas de construir o nosso futuro coletivo”, mencionando ainda que a autarquia pretende que “todos os alunos tenham as condições desejáveis para a sua caminhada escolar”.

Estas intervenções visam dar lugar à reabilitação, valorização e modernização dos logradouros escolares, com o objetivo de inverter a trajetória de décadas sem conservação, de forma a garantir boas condições de funcionamento e de conforto dos mesmos.

A execução dos trabalhos tem como objetivo, também, a melhoria das condições de drenagem, a substituição de pavimentos por outros mais adequados, a instalação de equipamentos lúdicos compatíveis com a estrutura etária dos usuários e mobiliário urbano adequado, criação de campo de jogos e zonas de sombra.

O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra foi apresentado em março de 2018 e prevê a intervenção em 98 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros dos quais 3 250 milhões de fundos comunitários.