Autarquia avança com a requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares

A Câmara Municipal de Sintra está a proceder à requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, num investimento de 2 milhões e 344 mil euros.

A intervenção decorre numa área aproximada de 27.000 m²  e abrange a Praceta de Goa, Rua de Pangim, Rua da India Portuguesa, Praceta de Damão, Praceta da Nau de São Rafael e Rua Afonso de Albuquerque, em Mem Martins.

Atualmente decorrem os trabalhos de substituição do pavimento da Praceta da Nau de São Rafael.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra lembra que, “esta requalificação tem como principal objetivo devolver a centralidade e identidade do espaço. Basílio Horta sublinha que, “através da construção de uma praça central que abrangerá a Praceta de Goa, a Rua de Pangim e a Praceta de Damão vamos unificar toda a malha urbana”. Salientando ainda que o projeto prevê também a reconversão total do parque infantil.

Para a Praceta da Nau de São Rafael está previsto um novo conceito de jardim urbano e a execução de um espaço de lazer lúdico juvenil.

Na Rua Afonso de Albuquerque e em toda a zona nascente adjacente à Av. Capitães de Abril a autarquia de Sintra irá proceder à requalificação dos acessos pedonais e zonas de estacionamento.

Recorde-se que em maio de 2020, a Câmara Municipal de Sintra procedeu à demolição das antigas instalações do Mercado de Fanares devido à degradação do espaço, justificando a necessidade de inclusão desta zona na delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro.