Autarquia atribui bolsa a beneficiários do Sintra Integra

A Câmara Municipal de Sintra vai atribuir uma bolsa pecuniária a 10 benificiários do Projeto Sintra Integra, durante o presente ano, num investimento total de 9 mil euros.

O Sintra Integra– Inclusão Socio Profissional de Pessoas com doença mental, tem como objetivo criar respostas não institucionalizadas que promovam a autonomia, autodeterminação e a realização pessoal, através da integração em contextos diversificados conforme as suas características singulares, preferências e interesses.

“Caminhamos sempre no sentido de uma comunidade mais integrada e inclusiva. Queremos que os nossos munícipes sintam que Sintra é um concelho de todos e para todos”, referiu o presidente da autarquia, Basílio Horta.

O projeto de inclusão desenvolve-se no âmbito da Fábrica do Empreendedor, que pretende capacitar a pessoa portadora de transtorno mental para a sua autonomia, através da sua integração em atividades profissionais ou socialmente pertinentes, incluindo o voluntariado.

Neste sentido, será iniciada uma ação de formação em contexto real de trabalho dirigido a 10 pessoas com doença mental que serão colocados em empresas ou entidades aderentes ao programa.

O tempo de permanência, em regime de voluntariado, visa proporcionar as melhores condições para a realização das aprendizagens de carácter socioprofissional e de autonomia pessoal, através da realização de tarefas adequadas ao seu perfil e úteis para a empresas ou entidades.

A comparticipação atribuída pela Câmara Municipal de Sintra aos 10 beneficiários serve para fazer face às despesas de deslocações e alimentação.