COVID-19 | Sintra aprova apoio financeiro a Associações Juvenis

A Câmara Municipal de Sintra aprovou o apoio extraordinário às Associações Juvenis no valor de 25.500 mil euros, no âmbito do Fundo de Emergência de Apoio às Associações Juvenis.

Em parceria com a autarquia, as associações continuam a garantir atividades com regularidade no apoio aos jovens em situação de maior vulnerabilidade social, em formato online.

O novo encerramento das sedes e locais de atividades dirigidos aos jovens devido à pandemia de Covid-19, acarreta dificuldades económicas colocando em causa a continuidade do seu funcionamento.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, relembrou que “Sintra é o segundo município do país em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos” e salienta que “temos por isso de dar continuidade à política local dirigida aos jovens e garantir a existência de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania.”

O apoio aos projetos e atividades dos jovens permite impulsionar e fortalecer o diálogo com estes, promovendo o envolvimento com a comunidade, desenvolvendo talentos e competências essenciais à vida num ambiente social, económico, cultural, ecológico e político.

É de salientar que o Fundo de Emergência de Apoio às Associações Juvenis, foi criado em julho de 2020 na sequência da suspensão da atividade das associações juvenis do concelho perante a pandemia de Covid-19.

A Câmara Municipal de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação de Covid-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.