Autarquia aposta na formação de bombeiros e agentes da protecção civil

protocolo ENB 01

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta assinou ontem um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, a Escola Nacional de Bombeiros e a Federação dos Bombeiros do distrito de Lisboa para a criação de uma Unidade Local de Formação (ULF) em Almoçageme.

Para o presidente, garantir a segurança das pessoas que trabalham em meios arriscados é uma prioridade, "antes dos bens, estão as pessoas, as pessoas que combatem os fogos, e para isso é necessário preparação " frisou Basílio Horta.

O protocolo assinado tem como objetivo a formação e a preparação técnica para bombeiros e outros agentes de proteção civil e que é a maneira de evitar riscos e acidentes.

Basílio horta afirmou que "tudo o que tenha a ver com formação é um bom investimento", por outro lado salientou que o Património da Humanidade, vasto e precioso, deve ser mantido e que os bombeiros “têm um papel essencial e de grande responsabilidade que é de proteger e preservar a serra, um trabalho inestimável dos bombeiros e da proteção civil.”

Na cerimónia, que se realizou na Escola Nacional de Bombeiros, em Ranholas, o presidente aproveitou para parabenizar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, que considera um exemplo de organização e trabalho.

A autarquia colabora através do seu Gabinete Técnico Florestal neste projeto, o qual se constitui como unidade de prática de formação de incêndio florestal, salvamento em grande ângulo e outras que se venham a revelar essenciais de maneira a suprir as necessidades do distrito de Lisboa.

protocolo ENB 02