Autarquia aposta em mobilidade e segurança

A Câmara Municipal de Sintra continua a investir na mobilidade e segurança rodoviária, com a criação de mais duas ciclovias e uma passagem pedonal, num investimento de 2 milhões e 700 mil euros.

As empreitadas consignadas esta sexta-feira foram a execução ciclovia da ligação da Av. ª do Atlântico às zonas balneares, na freguesia de Colares, a execução da ciclovia da Portela de Sintra e remodelação das redes de abastecimento de água e drenagem e a execução do percurso de acesso à zona comercial do Alto do Forte, na freguesia de Rio de Mouro.

Na assinatura dos autos de consignação, que marcam o início da obra, o presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que “a Câmara Municipal de Sintra tem desenvolvido um plano de investimento abrangente e que tem melhorado a qualidade de vida das pessoas. As ciclovias, o investimento na rede de distribuição de água e a capacidade das pessoas se descolaram em segurança, têm sido prioridades na atuação do município”.

A ciclovia que vai ligar a Av. do Atlântico à Praia Grande, promovendo as deslocações a pé e de bicicleta tem uma extensão de 1200 metros e pretende requalificar e criar espaços pedonais e a melhorar da qualidade de vida dos munícipes e melhorar a mobilidade e segurança rodoviária e pedonal. O investimento é de 367 mil euros e prazo de execução de seis meses.

A empreitada da ciclovia da Portela de Sintra e da remodelação das redes de abastecimento de água e drenagem pluvial tem um investimento global de 2 milhões e 57 mil euros. A obra dos SMAS (com uma duração de 34 meses) irá beneficiar 2117 habitantes da Portela de Sintra, com minimização do número de roturas, melhoria da qualidade do serviço e redução das perdas de água. Serão assim remodelados 7210 metros de condutas, executados 324 ramais e integradas duas novas zonas de monitorização e controlo.

A ciclovia da Portela de Sintra terá 800 metros de ligações suaves em território urbano, prazo de execução de 4 meses e vai melhorar a qualidade de vida dos munícipes, incrementar a mobilidade e a segurança rodoviária, ordenar/requalificar espaços públicos e ligar equipamentos estruturantes, espaços públicos relevantes, o interface da Portela de Sintra e zonas de comércio e serviços.

De forma a melhorar a circulação pedonal da zona comercial do Alto do Forte (Sintra Retail Park e Alegro de Sintra), nomeadamente peões provenientes da Serra das Minas e da ES de Mem-Martins, promover as deslocações a pé, ligar equipamentos estruturantes (escolas, habitações, industriais e comerciais) e requalificar espaços e pavimentos, vai ser construído um percurso do acesso pedonal à zona comercial de Rio de Mouro junto do IC19 que permite “atravessar” IC19 de forma pedonal, no valor de 276 mil euros e com uma extensão de 1000 metros.

A realização da rede de ciclovias e circuitos pedonais está incluída no programa Portugal 2020 que financia estas intervenções em 50 %.