Autarquia apoia Bombeiros de Belas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um apoio de 8 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Belas. A verba destina-se a trabalhos de repavimentação da área parada do quartel sede e pavimentação dos logradouros do novo edifício.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “temos vindo a apoiar os bombeiros de forma crescente”, considerando ainda que os apoios financeiros da autarquia aos bombeiros “se justificam a si mesmos pela elevada importância dos serviços que os bombeiros prestam à comunidade”.

Recorde-se que, para o combate ao surto de COVID-19, a autarquia assinou um protocolo de colaboração com as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, que dá lugar a um apoio extraordinário de 225 mil euros para fazer face às despesas associadas ao combate da pandemia Covid-19 e à diminuição acentuada no transporte de doentes não urgentes o que, por conseguinte, leva uma quebra na faturação destas Associações.

Para além desta verba extraordinária, a autarquia disponibilizou, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros mais de 6.000 kits de proteção e mais de 35.000 máscaras de proteção individual. Acresce ainda que estas entidades podem usufruir gratuitamente dos serviços de desinfeção de veículos, realizada pelos técnicos da autarquia.

Já no início deste ano o município tinha disponibilizado 1 milhão e 200 mil euros para as 9 corporações.