Autarquia abre concurso público para melhorar acessibilidades nas escolas de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a adjudicação da empreitada "PRR – Acessibilidades Escolas – Comunidades Desfavorecidas – 3 Lotes", no valor de 307 mil euros.

O concurso público agora aprovado em reunião de executivo visa dotar diversos estabelecimentos de ensino com equipamentos que melhorem a acessibilidade.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, reafirmou que este executivo continuará “a assumir a área da educação como um dos grandes blocos de investimento do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino”. O autarca salientou que “é essencial criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos. Não queremos que ninguém fique para trás por falta de oportunidades ou de apoio”.

As intervenções levadas a cabo pela autarquia vão decorrer em três lotes, que correspondem à Freguesia de Algueirão-Mem Martins, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e União das Freguesias de Queluz e Belas, respetivamente.

No Lote 1, correspondente à Freguesia de Algueirão - Mem Martins, as escolas alvo de intervenção pela autarquia serão: a Escola Básica 1 Algueirão 1, Escola Básica 1 Bandeirinhas (Jardim de Infância da Tapada das Mercês), Escola Básica 1 Mem Martins 1, Escola Básica 1 Mem Martins 2 (Escola Piloto), Escola Básica de Ouressa e Jardim de Infância de Mem Martins, num investimento de 201 mil euros.

No Lote 2, que corresponde à União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a intervenção abrange a Escola Básica das Lopas, Escola Básica 1 Nossa Senhora da Anunciação e Escola Básica Quinta da Fidalga, pelo valor de 72 mil euros.

Adicionalmente, no Lote 3 e inserido na União das Freguesias de Queluz e Belas a intervenção irá incidir sob Escola Básica do Pendão pelo valor de 34 mil euros.

Os trabalhos a realizar envolvem a colocação de rampas de acesso, a implementação de plataformas elevatórias de acesso aos pisos superiores dos edifícios, a instalação de elevadores nas Escolas Centenárias (EB 1) e a criação de instalações sanitárias adaptadas.

Estas intervenções são apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.