App Sintra Resolve abrange novas categorias

Já é possível sinalizar ocorrências de âmbito ambiental, limpeza urbana e iluminação pública na app Sintra Resolve, criada e desenvolvida pela Câmara Municipal de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra criou esta aplicação em 2016 e nos últimos meses tem vindo a criar novas ferramentas e fluxos de trabalho internos para potenciar e relançar a utilização da app como entrada principal para pedidos que se relacionem com a intervenção no espaço público.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, esta ferramenta "permite-nos estar mais perto, á distância de um clique e de um registo. É através desta app que os cidadãos e a autarquia devem trabalhar a melhoria do espaço público, um exercício de participação ativa na vida e desenvolvimento do concelho de Sintra".

Com esta atualização, os pedidos de intervenção do espaço público passam agora a poder ser realizados de acordo com 11 categorias, abrangendo um total de 41 subcategorias, ao invés das anteriores 21.

As categorias que poderá acionar através desta plataforma são:

Conservação e Reparação de Arruamentos: buraco na estrada || buraco no passeio || pilaretes e balizadores metálicos || mobiliário urbano

Sinalização (reparação/reposição): sinalização vertical || sinalização horizontal || semáforos || guarda metálica de segurança/rail    || repintura de passadeira

Águas e Saneamento: ruturas || colocação/reparação de tampas || grelhas de sumidouros e sarjetas || esgoto doméstico e entupimentos

Resíduos Urbanos: recolha de resíduos dispersos (verdes e monos) || recolha de resíduos junto ao contentor (verdes e monos) || despejo de contentor || reparação de contentor

Higiene Pública: desmatação terrenos públicos || limpeza de sumidouros e sarjetas || lavagem de vias/túneis de passagem || reparação, substituição ou despejo de papeleiras || desratização/desinfestação em espaço público || remoção de grafitis || limpeza e desmatação de bermas/valetas e vias || deservagem /corte de ervas || limpeza e varrição de espaço público

Telecomunicações: reparação de postes, cabos, caixas e outros

Parques Infantis e Polidesportivos Descobertos

Manutenção de Chafarizes Fontanários e Lavadouros

Espaços Verdes: árvores || plantação, poda e abate || manutenção de espaços verdes || reparação/substituição de mobiliário de jardim e sistema de rega

Iluminação Pública: armários/portinholas de colunas abertas/danificados || colunas/apoios em risco de queda/corroídas na base || luminária apagada/intermitente ou em risco de queda || cabos caídos ou acessíveis || iluminação de rua totalmente apagada || iluminação acesa em pleno dia

Viaturas Abandonadas

Através da app Sintra Resolve é possível fazer o registo de ocorrências, bem como adicionar fotografias do incidente, que regista e a sua localização exata. O munícipe consegue acompanhar em tempo real a resolução do problema, nomeadamente sobre o estado do processo desde o registo até à sua resolução.

A aplicação pode ser descarregada em www.sintraresolve.pt, na App Store e GooglePlay e está disponível para IOS-Apple, Windows e Android.