Adjudicada empreitada de reabilitação da área envolvente da Reserva Arqueológica de São Marcos

Foi aprovada, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de construção de espaços de estadia e jogos tradicionais, na Reserva Arqueológica de São Marcos, num investimento de 125 mil euros por parte da Câmara Municipal de Sintra.

Esta empreitada, com o prazo de execução de 180 dias e uma área total de 3.135 m², visa revitalizar, diversificar e melhorar a zona envolvente da Reserva Arqueológica de São Marcos, promovendo condições para a prática de atividades lúdicas.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, afirmou que “uma das prioridades da Câmara é a realização de intervenções no espaço público com criação de espaços verdes e de lazer nas zonas urbanas do concelho. Queremos que seja atrativo viver em Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer.”

Após a primeira fase concluída de recuperação e requalificação dos percursos e equipamentos lúdicos existentes - espaços de jogo e recreio infantil e juvenil – e a instalação de um parque de merendas, pretende-se, nesta segunda fase, dinamizar a zona norte do Parque onde atualmente existem dois campos de jogos.

Assim, esta intervenção incluí a colocação de um novo portão e construção de percurso acessível com ligação à rede de percursos da urbanização, que inclui um novo acesso da Praceta Príncipe da Beira, a reabilitação de percursos pedonais, a construção de uma plataforma para instalação de bancada, a construção de um percurso pedonal que fará a ligação entre os percursos construídos e os novos espaços de estadia e jogo, a construção de recintos para a prática de jogos tradicionais, com pavimentos adequados a cada modalidade, a construção de plataformas de estadia e lazer e a colocação de novo mobiliário urbano.